Antes de mais nada, eu queria deixar claro que este não é um roteiro.


Antes de mais nada, eu queria deixar claro que este não é um roteiro. Inclusive, eu gostaria de sugerir a você para livrar-se da mentalidade de que você precisa de um roteiro para seguir. Siga sempre a sua intuição e ouça o seu coração.

Se você deseja desligar-se da programação automática cerebral, mas uma parte dentro de você insiste em se enquadrar nos padrões sociais, isto é, se acomodar com uma vida programada e se iludir com ideais românticos... A primeira coisa a fazer é buscar a verdade. Seja um investigador da verdade. E elimine todas as mentiras, uma a uma.

De acordo com a ciência, para entender porque a nossa mente prefere uma mentira do que uma verdade, é útil pensar em que contexto a nossa espécie evoluiu. As tribos mais antigas de seres humanos dependiam muito da cooperação entre as pessoas para sobreviverem. Por isso, preferiam as crenças que podiam ajudar a viver em grupo, do que as crenças verdadeiras. Era vantajoso sair ganhando nas discussões em grupo, convencer os outros a fazer algo e conseguir o que precisava das outras pessoas. Mesmo que para isso precisasse pensar e agir de forma irracional, mentirosa e agressiva. Apesar de milhares de anos terem se passado, ainda possuímos cérebros bem parecidos com os dos humanos das tribos antigas. Uma vez que o nosso inconsciente desenvolve uma crença forte, o cérebro tenta protegê-la mesmo que ela seja irracional, incorreta ou até prejudicial.

Logo, o nosso trabalho consistirá em desconstruir estas crenças ligadas à vida em grupo, para construirmos crenças ligadas à vida individual. Deste modo, é importante que você procure viver a solidão. Neste momento, o seu posicionamento deve ser neutro, não seja do contra e também não seja a favor de nada. Muito menos tente convencer os outros a fazerem o mesmo que você.

Observe seus pensamentos e questione o porquê de estar pensando neles. Tente perceber como eles se formaram em sua mente. Questione o que você está sentindo, e qual pensamento deu origem a tal sentimento. E o que você considera como desvantagem na sua vida, utilize-a como vantagem.

Identifique no seu inconsciente a crença que concorda com a mentira e em seguida você deve desmascara-la. Afirmando e repetindo a verdade até que ela fique gravada em seu inconsciente.

Mergulhe diretamente nos seus sentimentos e em suas mágoas mais profundas, compreenda-os e libere as pessoas envolvidas, até que você entenda que não há nada a perdoar. 
Modifique seu ponto de vista sobre as injustiças que você considera ter sofrido. Tenha em mente que não existe o bom e não existe ruim, não existe o certo e não existe o errado. O que existe são pessoas emaranhadas que estão atraindo determinadas situações para suas vidas, para uma nova realidade se apresentar.

Esteja ciente que a memória distorce muitas lembranças, por isso, grande parte das lembranças não aconteceram realmente da maneira que você se lembra. Além disso, elas passaram pelo filtro do seu julgamento. Sobretudo, entenda que você tem o comprometimento com tudo que você e seu inconsciente atrai para sua vida. Não culpe ninguém, nem a você mesmo. Se não conseguir, pelo menos tente entender o porquê de você culpar os outros e a si mesmo.

Mergulhe na sua baixa autoestima e descubra quais os principais motivos e pensamentos que foram responsáveis pela construção dela. A sensibilidade e a fragilidade devem ser vistas como qualidades, por isso permita que as emoções venham à tona. Acredite, tudo pode mudar e pode ser diferente.

Todo este processo deve levar o seu cérebro a compreender que ele é limitado e que nem tudo que ele acredita é verdade. E quando estiver convencido disso, vá para a segunda parte, a de reconexão com a sua sensibilidade original.